Pesquisar este blog

4.03.2012

"Bacalao a La Llauna" – Receita Catalã

"Bacalao a La Llauna" – Receita Catalã







Dificuldade: Fácil
Preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 pessoas








4 postas de bacalhau demolhado

4 dentes de alho

1 pimentão

1 copo de vinho branco

farinha de trigo, sal, azeite e salsa a gosto







1 • Depois de demolhadas, seque as postas do bacalhau, enfarinhe-as e frite-as numa frigideira com 200 ml de azeite. Coloque-as numa travessa alta de barro (llauna) própria para ir ao forno.




2 • No mesmo azeite, frite dois dentes de alho cortados em fatias. Quando começarem a dourar, acrescente o pimentão e, em seguida, o vinho, para evitar que se queime. Deixe ferver por alguns minutos.





3 • Despeje tudo sobre o bacalhau, já colocado na travessa. Pique o resto dos dentes de alho e a salsa. Polvilhe o bacalhau e coloque-o no forno por alguns minutos, na função de grill. Sirva em seguida.







Para facilitar...

... leve o bacalhau ao forno com batatas, cortadas em quatro ou em gomos, para que assem ao mesmo tempo.



Bacalhau à Gomes de Sá (Portugal)

Bacalhau à Gomes de Sá (Portugal)

O bacalhau pode ser considerado o prato forte da gastronomia portuguesa, que o prepara de várias formas, como prato principal e como antepasto. O bacalhau à Gomes de Sá é uma preparação especialmente rica e elaborada, em que as batatas contribuem para atenuar o forte sabor de mar do peixe.




Ingredientes para 6 pessoas



800 g de bacalhau dessalgado

500 g de batatas

3 ovos

100 g de cebola

100 g de azeitonas pretas






1 dente de alho

1 ramo de salsa picada

azeite de oliva extravirgem

sal

pimenta-do-reino preta







Corte o bacalhau em pedaços e coloque-os numa panela cobertos com água fria. Cozinhe por 10 minutos e escorra-os.

Cozinhe as batatas, descasque-as e corte-as em fatias. Cozinhe os ovos, descasque-os e corte-os em rodelas. Corte em rodelas também a cebola e pique o alho. Coloque a cebola, o alho e a metade da salsa numa frigideira, refogue-os com a metade do azeite e reserve.





Unte uma travessa refratária com um pouco de azeite e faça 1 camada de fatias de batata, 1 de bacalhau e 1 de rodelas de ovo. Junte algumas azeitonas sem caroço, cortadas em pedaços, e as cebolas e o alho refogados, tempere com sal e pimenta-do-reino e continue a fazer camadas até acabar os ingredientes. Acrescente algumas azeitonas inteiras e mais um fio de azeite. Leve ao forno a 200°C por 20 minutos. Espalhe a salsa picada restante é sirva quente.






O vinho

Sirva este prato com um vinho verde português ou um branco do Alentejo.




Salpicón de Mariscos - Salpicão de mariscos

Salpicón de Mariscos
Salpicão de mariscos




Sirva esta refrescante mistura de mariscos como tapa, ou disponha-os sobre folhas de alface e sirva como primeiro prato. Você pode variar os mariscos de acordo com o que encontrar no mercado. Mariscos pequenos, com ou sem concha, carne de siri ou caranguejo podem complementar o prato ou substituir os mariscos.





1 lagosta de 700g ou 2 caudas de lagosta congeladas

350g de camarões com casca

120 g de vieiras cortadas ao meio

10 colheres de sopa de azeite de oliva

3 colheres de sopa de vinagre de xerez

1 colher de sopa de alcaparras picadas






3 cebolinhas pequenas, picadas fino

1 dente de alho picado

1 tomate pequeno, maduro, picado

1/2 pimentão verde, picado fino

1 colher de sopa de salsa picada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora





Coloque para ferver, em fogo alto, 12 xícaras de chá de água com sal, mergulhe nela a lagosta e deixe cozinhar por 15 min. Retire a lagosta e ponha-a num prato para esfriar. Jogue fora metade da água, faça ferver a que restou na panela e junte a ela os camarões e as vieiras; deixe-os no fogo por cerca de 1 min ou até cozinharem. Coloque-os num prato e espere esfriar. Retire a carapaça da lagosta e a casca dos camarões; corte a lagosta em pedaços.





Numa tigela grande, misture o azeite e o vinagre. Junte os restantes ingredientes e misture delicadamente com os mariscos. Tampe e leve à geladeira por várias horas ou por toda a noite,





(6 porções de tapa)

Gambas al Ajillo - Camarão ao alho

Gambas al Ajillo
Camarão ao alho




Na Espanha, esta é uma das tapas mais solicitada. É servida muito quente, em caçarolas baixas chamadas cazuelas. Um pão crocante é indispensável para o molho.





350 g de camarão com casca

Sal

4 colheres de sopa de azeite de oliva

4 dentes de alho fatiados

1 pimenta vermelha pequena, sem sementes, cortada ao meio ou 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha esmagada





1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de vinho branco seco

2 colheres de sopa de salsa picada





Retire as cascas dos camarões e tempere-os com sal. Em fogo médio-alto, aqueça o azeite numa panela que possa ir à mesa e refogue o alho com a pimenta vermelha. Quando o alho começar a dourar, acrescente os camarões e cozinhe-os, mexendo, por cerca de 1 min ou até senti-los firmes, ao tocá-los. Acrescente o suco de limão, o vinho e a salsa picada. Sirva imediatamente, de preferência na própria panela em que foram preparados.





(4 a 6 porções, como tapa)