Pesquisar este blog

4.05.2012

Crème Brulée de Chocolate - Crème brûelée au chocolat

Crème Brulée de Chocolate
Crème brûelée au chocolat





4 porções

Preparo: 15-20 minutos*
Forno: 10-15 minutos



Ingredientes

chocolate meio amargo

creme de leite

gemas de ovos

açúcar

Dica 

Com tão poucos ingredientes, a chave para um bom crème brûlée é que todos eles sejam da melhor qualidade. Acima de tudo, é importante que o chocolate seja de primeira linha, e que o creme de leite usado tenha um conteúdo de gordura de cerca de 40%, para dar a consistência correta a esta sobremesa. Prefira sempre o creme de leite fresco.

Etapas da receita

1 Faça o creme de chocolate

2 prepare o caramelado

Este é um creme clássico de chocolate meio amargo, levemente encorpado com gemas, e servido com uma fina película de açúcar caramelado por cima. Coloque o creme em forminhas de louça refratária. Em vez de levar ao forno, os che fs profissionais costumam usar uma espécie de maçarico para fazer o caramelo, o que evita que o creme cozinhe em excesso. A chama desse instrumento especial aquece o açúcar até que borbulhe e doure. Com esse método, não há necessidade de pôr o creme na assadeira cheia de gelo, porque a chama é dirigida apenas para o açúcar e não esquenta o creme.





Para ganhar tempo

O creme de chocolate pode ser preparado até 8 horas antes e mantido na geladeira. Faça o açúcar caramelado 2 horas antes de servir, no máximo.

* mais 1-8 horas para gelar

Lista de compras

175 g chocolate meio amargo

500 ml creme de leite - 2 xíc. (chá)

4 gemas

50 g açúcar para polvilhar - 1/3 xíc. (chá)

Como picar chocolate

Nos dias quentes, gele o chocolate antes de picá-lo. A tábua deve estar bem seca, pois qualquer umidade contribui para que ele derreta.

1 Numa tábua, corte o chocolate em pedaços menores, usando o facão.

2 Para picar na mão: com o lado mais largo da faca, pique bem o chocolate. Oscile o cabo da faca para cima e para baixo, apertando a ponta com cuidado.

Para picar no processador

Ponha os pedaços de chocolate no processador e moa na função de pulsar. Se necessário, processe em várias levas.

Cuidado

Não bata demais o chocolate porque o calor da máquina pode derretê-lo.





Como fazer o creme de chocolate

1 Aqueça o forno a 200º C. Pique o chocolate. Aqueça o chocolate junto com o creme e leite, mexendo com a colher de pau, até que o chocolate derreta e fique tudo bem misturado. Deixe levantar fervura e desligue. Deixe esfriar um pouco.

- Junte o chocolate picado ao creme de leite e derreta numa panela de fundo grosso, para evitar que queime

2 Ponha as gemas numa tigela grande e bata até misturar.

- Bata com suavidade, para que não espume

3 Despeje o chocolate com o creme de leite devagar sobre as gemas, batendo até misturar por igual.

4 Passe o chocolate pela peneira grande, para tirar qualquer pedacinho de gema cozida.

- Descanse a peneira na borda da tigela

- Peneire o creme de chocolate para tirar qualquer resíduo de gema cozida

5 Com cuidado, ponha o creme de chocolate nas formas refratárias, dividindo-o por igual.

6 Dobre o pano de prato e forre o fundo da assadeira; ponha as formas sobre o pano de prato. Despeje água fria pouco mais da metade das laterais das formas.

7 Asse o creme de chocolate por 10-15 minutos, até que tenha se formado uma leve película em cima. Tire as formas da assadeira. Ponha as formas para gelar na geladeira por no mínimo 1 hora e no máximo 8 horas.






Dica 

- Por baixo da película, o creme de chocolate estará molinho.

- O pano protege o creme de chocolate do calor direto da assadeira e evita que a água espirre dentro das formas

2 Como preparar o caramelado

Aqueça o forno. Salpique cada forminha com açúcar, usando a peneira pequena, até formar uma camada fina e uniforme por cima.

Cuidado

Limpe qualquer vestígio de açúcar das beiradas das formas, porque o açúcar queima no forno.

- A água e o gelo impedem que o creme de chocolate esquente no forno

2 Encha a assadeira até a metade com água gelada e gelo e ponha as forminhas dentro. Asse o creme de chocolate o mais perto possível da chama por 2-3 minutos, até o açúcar derreter e ficar caramelado. Deixe esfriar alguns minutos, para que o caramelo forme uma película crocante.



Dica 

É fundamental que o açúcar seja assado em temperatura bem alta, para que fique taramelado antes que o creme passe do ponto de cozimento.

Ao servir

Coloque as forminhas de louça em pratos individuais. Quebre o caramelo com o dorso de uma colher, até chegar ao creme de chocolate.

- A camada fina e crocante de caramelo é rompida para mostrar o delicioso creme de chocolate por baixo

L’abbacchio al forno con vino bianco - Cordeiro de Páscoa Assado com Vinho Branco esta receita deliciosa que vem da nossa querida Itália

Cordeiro de Páscoa Assado com Vinho Branco

Na Itália, comer cordeiro significa despedir-se do inverno e saudar a chegada da primavera, celebrar a renovação, associar nossos sentimentos ao espírito pascal de renascimento. Para a alma e o paladar italianos, nenhuma carne é tão tenra quanto a do cordeiro assado.
A receita abaixo é a maneira simples e fragrante com a qual, na Emilia-Romagna, preparamos o primeiro cordeiro da estação, na Páscoa. Cada região tem seu jeito especial de prepará-lo, e um dos mais admiráveis é o de Roma.







Para 4 porções



900 a 1.100 g de cordeiro de primavera (ver nota abaixo), de preferência o quarto dianteiro

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de manteiga

3 dentes de alho inteiros

1 ramo de alecrim fresco, cortado em 2 ou 3 pedaços, ou 1/2 coIher de chá de folhas de alecrim seco

Sal a gosto

Pimenta-do-reino preta moída na hora

2/3 de xícara de vinho branco







Nota



A receita abaixo funciona bem com qualquer cordeiro, mas ficará ainda melhor se o cordeiro for bem novo e pequeno, que na Itália é chamado "cordeiro de primavera".

1. Para preparar este cordeiro, você vai precisar de uma panela de fundo grosso ou de ferro fundido esmaltado. Se não tiver uma panela que possa acomodar a peça de carne de uma só vez, divida o cordeiro em duas ou três partes. Lave-o em água fria corrente e enxugue-o com pano de prato ou papel-toalha.

2. Coloque o azeite e a manteiga na panela, ligue o fogo médio alto e, quando a espuma da manteiga começar a assentar, adicione o cordeiro, o alho e o alecrim. Deixe a carne dourar bem de todos os lados, principalmente na parte da pele. Fique atento ao alho: se achar que está ficando muito escuro, retire-o da panela e passe-o para a parte de cima do cordeiro.





3. Acrescente o sal, a pimenta e o vinho. Deixe este último ferver por quinze ou vinte segundos, virando a carne uma ou duas vezes, e em seguida ajuste a chama para cozinhar em fogo lento com a panela semitampada. Cozinhe por cerca de uma hora e meia a duas horas, até que o cordeiro esteja cozido a ponto de a carne começar a desprender-se dos ossos. Vire a carne de vez em quando durante o processo de cozimento e, se o líquido da panela diminuir muito, adicione duas ou três colheres de sopa de água.

4. Quando pronto, transfira o cordeiro para a travessa aquecida em que pretende servi-lo. Incline a panela e retire um pouco da gordura. Acrescente duas colheres de sopa de água, passe para fogo alto e, enquanto ferve a água, use uma colher de pau para ir raspando os resíduos do fundo e das laterais da panela. Regue o cordeiro com o molho que se formou e sirva imediatamente.