Pesquisar este blog

4.18.2012

Calamares En Su Tinta - Lula em sua própria tinta com molho de tomate (espanha)

Calamares En Su Tinta
Lula em sua própria tinta com molho de tomate (espanha)






Serve 4 a 6



1 kg de lulas grandes

1 xícara de cebola picada

3 colheres de azeite de oliva





1 colher de farinha de trigo

1/2 xícara de vinho branco seco




1/2 de colher (chá) de alho bem picado

2 colheres de salsa bem picada

2 colheres de massa de tomate

Sal e pimenta-do-reino moída na hora





Para limpar as lulas, retire e jogue fora a cabeça; reserve os tentáculos. Descarte as entranhas e a cartilagem transparente, mantendo intactas as bolsas de tinta. Retire a pele manchada. Lave a lula por dentro e por fora e lave os tentáculos; corte em pedaços.




Numa frigideira, cozinhe a cebola em azeite quente até ficar macia e dourada. Acrescente a lula e os tentáculos e cozinhe, mexendo, por 5 minutos. Salpique com a farinha e umedeça com o vinho branco. Acrescente o alho, a salsa e a massa de tomate. Cozinhe, em fogo brando, com tampa, por 30 minutos.




Coloque uma peneira em cima de uma tigela, esmague as bolsas de tinta na peneira, aparando a tinta. Misture no molho. Leve à fervura, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Sirva com arroz.



Soupe à l’Oignon Gratinée - Sopa de cebola gratinada

Soupe à l’Oignon Gratinée
Sopa de cebola gratinada





A sopa de cebola é um dos melhores pratos da culinária francesa - esquenta o corpo e a alma. De preferência, use caldo caseiro. As torradas são opcionais, mas recomendáveis.






1/2 kg de cebolas, cortadas em rodelas finas

3 colheres de sopa de manteiga

Sal e pimenta-do-reino

1/8 de colher de chá de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

6 xícaras de chá de caldo de carne 

1/2 xícara de chá de vinho branco seco





1 bouquet garni com: 8 ramos de salsa, 1/2 colher de chá de tomilho, 6 grãos de pimenta-do-reino, 1 folha de louro (num saquinho de gaze)

2 colheres de sopa de conhaque

8 fatias de pão francês com 2,5 em de espessura

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1 dente de alho cortado ao meio

1 xícara de chá de queijo gruyère ralado

1/3 de xícara de chá de queijo parmesão ralado





Numa panela grande, em fogo médio-baixo, cozinhe a cebola com a manteiga, tampada, mexendo de vez em quando, até amolecer. Acrescente o açúcar e mantenha em fogo médio, mexendo, até a cebola dourar bem. Junte a farinha de trigo e, sem parar de mexer, cozinhe por 3 min. Adicione o caldo, o vinho, o bouquet garni, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 min. Despeje o conhaque e misture.





Preaqueça o forno a 177°C. Arrume as fatias de pão numa assadeira, unte-as de ambos os lados com um pouco da manteiga derretida e toste-as, virando-as uma vez, por 15 min ou até ficarem douradas. Esfregue as torradas com alho.





Retire o bouquet garni e despeje a sopa em quatro tigelas refratárias. Cubra a superfície de cada uma com as torradas. Polvilhe-as com os queijos e regue com o restante da manteiga derretida. Cozinhe a sopa no forno por 15 a 20 min e então leve-a para gratinar na parte inferior do fogão, sob a chama, retirando-a quando o queijo estiver dourado.

Navarin d’Agneau Printanière - Carneiro ensopado com legumes

Navarin d’Agneau Printanière
Carneiro ensopado com legumes




Os franceses possuem maneiras maravilhosas de preparar carneiro. Esta receita, em que também se usa um caldo básico, o de carne, além dos variados legumes, que incluem dois tipos de cenoura, 2 espécies de cebola, o sabor da carne de carneiro é enriquecido com várias ervas e vinho branco seco.






3 colheres de sopa de óleo vegetal

1 kg de pernil de carneiro, sem osso, cortado em pedaços de 5 cm

Sal e pimenta-do-reino

1 cebola picada grosseiramente

1 cenoura cortada em rodelas

3 colheres de sopa de farinha de trigo

4 xícaras de chá de caldo de carne 

1 xícara de chá de tomate picado

1/2 xícara de chá de vinho branco seco





2 dentes de alho picados

1 colher de chá de alecrim picado

1 colher de chá de tomilho em pó

1 folha de louro

200 g de cebolinhas brancas

250 g de cenoura miúda

250 g de batatinhas novas, bem limpas

1 xícara de chá de ervilhas






Numa panela de sopa, esquente o óleo em fogo médio-alto e doure os pedaços de carneiro de todos os lados, com sal e pimenta-do-reino, transferindo-os depois para uma travessa.

Coloque a cebola picada e a cenoura na panela e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, por 3 min. Junte a farinha de trigo e continue mexendo por mais 3 min, acrescente o caldo, tomate, vinho, alecrim, tomilho e a folha de louro e deixe ferver.

Devolva a carne à panela, tampe e cozinhe em fogo baixo por 1 h a 1h30 ou até que ela amoleça.

Usando um garfo, retire os pedaços de carne e ponha-os em outra panela. Com uma escumadeira, retire a gordura da superfície do líquido do cozimento e reduza-o até que ele engrosse ligeiramente. Coe esse molho sobre a carne. Deixe ferver novamente, junte as cebolas e cozinhe tampado por 5 min. Junte as cenouras, as batatas e deixe no fogo por mais 5 min. Acrescente as ervilhas e cozinhe por outros 5 min ou até que os legumes fiquem tenros.



Fotos by:  renaudderepentigny