Pesquisar este blog

5.01.2012

Ilha flutuante

Ilha Flutuante



Ingredientes


5 ovos
10 colheres (sopa) cheias de açúcar





Creme

5 gemas
1/2 litro de leite adoçado
baunilha





Bater as claras em neve com o açúcar até ficarem firmes. Forrar uma forma com calda queimada.

Colocar o suspiro e assar no forno em banho-maria.

Depois de assado, virar no centro de um prato e despejar em volta o seguinte creme:





Creme

Levar ao fogo 5 gemas desmanchadas em 1/2 litro de leite adoçado e com um pouquinho de baunilha.

Logo que levantar fervura, retirar do fogo para não talhar.






Ilha Flutuante em Chocolate



Rende 6 porções

4 ovos separados

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de chocolate em pó





1/3 de xícara de açúcar

1/2 xícara de água

2 xícaras de leite

1 colher (sopa) de rum ou licor de cacau




Preaqueça o forno brando (120°C). Unte 1 forma refratária redonda. Polvilhe-a com açúcar e retire o excesso. Em uma vasilha grande, bata as claras até que espumem e dobrem de volume. Acrescente o açúcar, 1 colher (sopa) de cada vez, batendo até obter o ponto de suspiro firme. Coloque-o na forma preparada e alise a superfície. Asse por uns 25 minutos, até que a massa de suspiro esteja crescida e firme. Deixe esfriar na forma. Desenforme sobre uma travessa de servir que tenha borda. Em uma panela, misture o chocolate em pó, o açúcar e a água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 2 minutos. Aos poucos, junte o leite, mexendo, e deixe levantar fervura outra vez. Bata as gemas em uma vasilha. Acrescente aos poucos a mistura quente de leite. Despeje de volta na panela e leve ao fogo. Cozinhe, mexendo sobre fogo lento, até que engrosse um pouco. Passe para uma vasilha. Deixe esfriar. Junte o rum ou licor e leve à geladeira. Na hora de servir, despeje o creme de chocolate em volta do suspiro até que flutue. Se desejar, enfeite com açúcar queimado.




RECEITA DA ILHA FLUTUANTE (OVOS NEVADOS)

Ingredientes
- 300grs de claras
- 100grs de açucar
- 1l de leite (para guardar) 




Para o cozimento
- 1l de leite
- casca de 1/2 laranja 

Caramelo
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água 




Modo de preparo
1) Bata as clara junto com o açúcar até o ponto de neve firme. Ao mesmo tempo, aqueça o leite (sem deixar ferver) com a casca de laranja. Com a ajuda de uma colher e uma faca molde as ilhas deixando-as bem lisinhas por cima. Deite as ilhas no leite quente e deixe-as cozinhar por 20 segundos de cada lado. Depois de cozidas coloque-as em um recipiente com o leite e armazene na geladeira. 

2) Para o caramelo: em uma panela coloque o açúcar e a água, deixe atingir a cor de caramelo, retire do fogo e com muito cuidado coloque uma coher de sopa de água e mexa a panela para que a água dissolva o caramelo. Deixe a calda esfriar. Depois de frio, finalize com o caramelo em cima das ilhas.




CREME ANGLAISE DE BAUNILHA


O que você precisa ter
- 500ml de leite - 1/2 fava de baunilha - 160g de gemas (pela peneira) - 145g de açúcar 





Como preparar
Com a ajuda de uma faca, abra a fava de baunilha ao meio, com as costas da faca retire as sementes de baunilha e, juntamente com a fava, aromatize o leite, sem deixar ferver. Em um recipiente, bata as gemas juntamente com o açúcar até esbranquiçar. 



Adicione metade do leite quente em cima da mistura de gemas, misture bem. Volte essa mistura ao fogo e, com movimento em forma de oito, cozinhe o creme (sem deixar ferver) até que ao virar as costas da colher você faça um risco. Imediatamente, trasfira o creme para outro recipiente com um banho-maria de gelo e passe pela peneira. Mantenha na geladeira. Monte o prato, colocando o creme anglaise, a ilha e finalize com o caramelo.

SORRENTINOS HISTORIAS E SABORES

SORRENTINOS HISTORIAS E SABORES




Uma das historias diz que este prato vem de Trovia, onde foi entusiasticamente saboreado pelos moradores na celebração anual da declaração da legalidade dos fogos de artifício. 
É por isso que este prato é moldado como um gigante baque-boom com o formato de uma bomba que era os únicos dispositivos legais de fogos de artifício em tempos de proibição. Originalmente era recheada com truta e ricota. Quando eles voltaram para a sua terra natal a receita mudou ficando de queijo como recheio e temperos que eles mesmos escolhiam assim fazendo sua própria receita e historia. Considerando as reivindicações do Conde de Climaux e família, lacônico ainda inventou o Spanglish, ele enviou um cartão postal dizendo nada, mas "o que sorrentimos".
Ao obter a receita da família começou a aumentar a sua riqueza.






Sendo uma pasta (massa), a origem dos Sorrentinos se vincula com a Itália, e mas especificamente com a cidade de Sorrento, e tambem tem uma historia que diga que seu nascimento aconteceu na Argentina em um restaurante de Buenos Aires e das mãos de um Chefe Marplatense.

Ingredientes:

Massa:

150g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de azeite
60ml de água
Sal e pimenta QB





Recheio:

1 peito de frango
1 colher de manjericão
Nozes Picadas QB
100g de ricota
1 gema de ovo
Sal e pimenta QB




Molho:

70ml de creme de leite
2 dentes de alho
Sal e pimenta QB
Azeite de Oliva

Preparo:

Cozinhe o peito de frango ( na frigideira ou no forno aromatizado com ervas )
Depois de cozido processar ou picar muito bem como a textura que voce quiser dar ao recheio.
Em seguida, adicione a ricota, nozes, gema de ovo, sal, pimenta e manjericão
Misture todos os ingredientes.





Montagem dos Sorrentinos

Estenda a massa para rechea-las, Cortar em circulos com um cortador no tamanho desejado, coloque uma colher de chá de recheio, cubra com outro circulo de massa, passe um palito para que grude bem a massa com a outra, cortar novamente com o cortador. Tambem pode ser feito com moldes para Sorrentino. Cozinhe em bastante água fervente com sal.




Molho:

Em uma panela, coloque óleo e frite levemente os alhos fatiados ( para não queimar), adicione o creme de leite tempere e cozinhe em fogo baixo por 3 a 4 minutos.

Saltimbocca Alla Romana

Saltimbocca Alla Romana







Ingredientes

8 filés de terneiro cortados muito finos

Farinha

Manteiga

8 fatias de presunto serrano de Parma





8 folhas de sálvia

1/2 copo de vinho branco

Sal

Pimenta moída







Preparação



Tempere a carne com sal e pimenta. Ponha em cada filé uma fatia de presunto e uma folha de sálvia. A seguir, enfarinhe dos dois lados.





Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure um pouco a carne, primeiro pelo lado do presunto.

Verta o vinho branco e deixe cozinhar durante um minuto.

Sirva.