Pesquisar este blog

8.27.2012

ESPECIAL LIVROS DE GASTRONOMIA



ESPECIAL LIVROS DE GASTRONOMIA




Uma coletanea com os melhores livros de gastronomia encontrados nas livrarias brasileiras, demos preferencia para os livros de tecnicas e especialidades, assim no proximo post estaremos colocando livros dos Chefs renomados na gastronomia nacional e internacional.




















Este livro é a ´bíblia´ da escola de culinária mais prestigiada do mundo. Com mais de 800 segredos de preparação e técnicas de cozinha, ilustrados passo a passo, inclui também dicas, sugestões e receitas dos top chefs da escola. Um guia completo e ilustrado de ingredientes e técnicas, desde as mais simples até as mais avançada. Ensina dicas, sugestões, artimanhas e truques de experts para conseguir o melhor resultado sempre. Com mais de 2.000 fotografias e ilustrações especais. Com receitas que vão da cozinha clássica francesa e italiana às tradições culinárias do Oriente. Garante o sucesso de todas as receitas, das mais simples às mais complexas e sofisticadas. Um clássico da cozinha de todas as épocas.






Contendo mais de 150 receitas de dar água na boca, de frutas a petits fours e de sorvetes a tortas, "Le Cordon Bleu - Sobremesas e suas Técnicas" é um guia de referência único para todos os cozinheiros. Com explicações detalhadas e ilustrações que mostram como dominar todas as técnicas e receitas, de básicas a avançadas, este livro irá ajudá-lo a criar sobremesas deliciosas para todas as ocasiões.









Este é um guia abrangente e inteiramente ilustrado que ensina a comprar, vender, armazenar, degustar e servir vinho; - inúmeras técnicas práticas e sugestões que permitem desfrutar o melhor do vinho; - Conselhos especializados dos CHEFS de Le Cordon Bleu para combinar vinho e alimentos.









"Le Cordon Bleu - Fundamentos Culinários - Receitas Clássicas", apresenta 169 receitas que juntas representam o somatório conclusivo das técnicas da culinária francesa como foram praticadas nos últimos 300 anos. Estas receitas foram cuidadosamente selecionadas pelo Le Cordon Bleu para transmitir a historia e a evolução das técnicas da culinária francesa e sua forte influencia nos chefs de hoje em dia. Por estas receitas, aprendemos o que influenciou a cozinha francesa e como estas técnicas tradicionais adotaram a inclusão de novos ingredientes e sabores, dos Champignons a la Turque ao Oeufs a la Mexicaine.











Profissionais de cozinha, alunos e todos os amantes da culinária contam agora com um livro de referência e base para o estudo e a prática de preparações de receitas variadas. "Técnicas de Cozinha Profissional" chega ao mercado editorial preenchendo uma demanda por publicação em língua portuguesa que trata extensivamente - e de forma didática - as técnicas aplicadas pelos grandes profissionais de gastronomia do mundo.
Ilustrado com fotos que apresentam o passo a passo das principais técnicas culinárias, o livro torna acessíveis os modos de preparo tanto de receitas simples, como os de pratos sofisticados. São 352 páginas, divididas em 14 capítulos, que demonstram de forma clara e objetiva os procedimentos necessários para corte de aves, carnes de todos os tipos, peixes e crustáceos, além da preparação de pastas, molhos, sopas, ovos e massas. Os conceitos de segurança e higiene no local de trabalho também são abordados, de acordo com a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Para Jorge Monti de Valsassina, chef e presidente da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga) e diretor continental das Américas da Associação Mundial da Sociedade de Cozinheiros, o grande referencial de Técnicas de Cozinha Profissional é a rigorosa padronização de receitas, medidas e técnicas, o que caracteriza o livro como um grande apoio pedagógico para os profissionais da área. "Tenho orgulho de recomendar o estudo dessa obra para o aprimoramento da profissão dos cozinheiros do Brasil", conclui Monti.









A confeitaria vem ganhando importância e espaço no mercado gastronômico mundial, inclusive no Brasil. No entanto, o tema ainda é pouco explorado e estudado pelo mercado editorial - são poucas as publicações, sobretudo na língua portuguesa, especializadas no assunto. A partir de agora, profissionais confeiteiros, alunos e todos os amantes da confeitaria vão poder aprimorar as suas práticas profissionais e se dedicar ainda mais a essa doce arte. O livro "Técnicas de Confeitaria Profissional" ensina passo a passo a preparação de inúmeros doces, tortas, bolos e cremes, desde as mais tradicionais até as mais sofisticadas e inovadoras receitas da confeitaria contemporânea.
A nova edição brasileira é de autoria de Mariana Sebess, diretora do Instituto Internacional de Artes Culinárias Mausi Sebess, líder na Argentina em formação profissional em gastronomia. A obra contou com a intensa participação de Renato Freire, chef da Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, para garantir a adaptação dos ingredientes e utensílios à realidade brasileira, bem como a adequação dos termos traduzidos para o português.
O grande diferencial do livro é o rigoroso tratamento didático e preciso de todas as informações, receitas, medidas e procedimentos, padronizados, de forma a facilitar o aprendizado das técnicas. São 368 páginas ilustradas com fotos belíssimas que mostram detalhadamente cada etapa do processo.
O livro está dividido em 22 capítulos, que demonstram de forma clara e objetiva os procedimentos necessários para a confecção de tantos "ícones culinários" da confeitaria internacional. Os conceitos de segurança e higiene no local de trabalho também são abordados, de acordo com a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.









Gastronomia é sabor, paixão e um tema cada vez mais valorizado. Ela está no aroma irresistível do pão caseiro, na lagosta fresca preparada no ponto exato, na leveza das espumas e musses e no tempero inusitado de carnes servidas em estrelados restaurantes internacionais. Em "Chefs - Segredos e Receitas" esses e muitos outros requintes são revelados por 18 dos mais renomados mestres de culinária internacional.









"Chef profissional" é essencial para qualquer chef que deseje aprender e aperfeiçoar suas técnicas. Essa bíblia dos chefs reflete, como poucos, a forma como as pessoas cozinham e comem, e ainda procura discutir uma vasta gama de assuntos, que vão de uma análise do trabalho do chef a capítulos específicos sobre molhos, sopas, carnes, vegetais, grãos, café da manhã, bolos, pães, etc., de receitas simples a preparações mais sofisticadas. O livro inclui informações essenciais sobre nutrição, segurança alimentar e da cozinha, equipamentos e ingredientes, assim como mais de 640 receitas e suas variações.









Com este livro, você vai além de simplesmente cozinhar: O capituato Equipamentos apresenta os acessórios e equipamentos disponíveis no mercado para equipar uma cozinha funcional e moderna, mostrando como usá-los. Em técnicas, há explicações passo a passo ditadas por experts para os principais preparos culinários. E, claro, receitas muito bem escolhidas que favorecem a prática de cada item, capacitando quem cozinha a fazê-lo mais e melhor, em casa ou em caráter profissional. Vai cozinhar como os maiores chefs do mundo em seus restaurantes!









Se você adora a idéia de poder preparar suas próprias receitas, mas não se sente confiante o bastante para fazê-lo, este livro é perfeito para você. Ele o guiará por cada uma das etapas necessárias para se tornar um cozinheiro competente, a começar pelos conceitos mais básicos, preparando-o para suas primeiras incursões na cozinha. Isso inclui uma descrição de todos os equipamentos e ingredientes básicos. É ideal aprender um pouco mais sobre os fundamentos básicos antes de se aventurar em algo mais ambicioso. Aprender a cozinhar é um processo gradual, e sua habilidade e seu conhecimento aumentarão a cada nova receita. Portanto, não faz o menor sentido se arriscar em uma receita de petit gateau se você nunca fez um bolo simples antes. Comece pelas receitas mais fáceis, que usam técnicas simples, e em pouco tempo você será capaz de preparar pratos mais elaborados. A primeira parte do livro é dedicada às noções básicas. Serão fornecidas todas as informações mínimasnecessárias para que você se torne um bom cozinheiro. Para começar, você encontrará algumas lições sobre como preparar caldos e molhos básicos, que são fundamentais para uma infinidade de receitas das mais variadas cozinhas. Seja nos ensopados, nas massas ou nas sopas, a importância de um bom caldo ou molho é indiscutível.Você aprenderá também a escolher os melhores cortes de carne,o peixe mais fresco e, em seguida,como prepará-los e servi-los. Por fim, serão apresentadas noções elementares de como fazer tortas e bolos, para que o seu curso de culinária fique completo. Os capítulos finais irão conduzi-lo ao preparo de diferentes tipos de alimentos, com uma variada seleção de receitas que incorporam algumas das técnicas aprendidas.









Culinária eficiente e moderna. Isso é o que reserva Kitty Assis para aos apaixonados pela boa cozinha. A autora é uma grata surpresa em sua especialidade e combina requinte com praticidade, fazendo uma viagem pela cozinha contemporânea, derrubando mitos e mistérios, sem fazer qualquer tipo de concessão à qualidade. Para iniciantes e veteranos na cozinha, para leigos e especialistas, ela apresenta um livro acima de tudo instrutivo, compartilhando com o leitor toda a sua vivência profissional e as histórias colecionadas em viagens pelo mundo do sabor.









Quatro profissionais para ninguém botar defeito se reuniram para fazer o primeiro livro de técnicas de culinária do Brasil. Uma obra inédita no país. E, como ninguém já nasce sabendo, ele vai facilitar sobremaneira a sua vida, principalmente na hora em que alguma receita pedir para branquear um espinafre, usar um tomate concassé ou fazer um fundo de crustáceo. São mais de 300 receitas entre molhos e sopas, saladas, acompanhamentos, carnes, panificação e confeitaria. 400 g une teoria e prática, e convida o leitor a experimentar os vários caminhos da cozinha para achar no final a sua própria expressão.


















Este excelente guia prático, traz mais de 100 técnicas de cozinha essenciais. Através de 150 receitas e 1100 fotografias são revelados os segredos do método e da sua aplicação prática.
Encontre as respostas que procura dominando as técnicas necessárias para transformar a cozinha numa paixão e conferir mais sabor à sua vida. Um livro indispensável e de consulta permanente: pela escrita informativa e meticulosa; com ilustrações esclarecedoras; por ser uma fonte de inspiração e saber.










Quem nasceu primeiro, a Ratatouille ou a Caponata? Qual é a mais apreciada ? Os Chefs Yann e Mellão nos convidam agora a participar dessa contenta e revelam os segredos de setenta receitas afins - francesas e italianas. O convite é irrecusável, mas sejamos imparciais: façamos uma refeição no bistrô, outra na trattoria, para degustar o que há de melhor nas cozinhas campeãs da gastronomia mundial.








Este livro é um acontecimento, pois torna a cozinha francesa acessível a todos. Escrito pelo famoso ´chef´ John Varnom, traz receitas clássicas e originais, com dicas e informações extras que darão à sua mesa todo o requinte da sofisticada ´cuisine´ francesa. Imperdível.









Patricia Wells, apesar de ser americana, não cultua o fast-food, um dos símbolos de seu país. Ainda bem, porque se assim fosse, "Cozinha de Bistrô" não seria escrito.
O livro começou a tomar forma em 1979, quando Patricia e seu marido estavam de férias na França. Nessa época, nasceu o interesse da autora pelos pequenos restaurantes franceses.
O empenho de Patricia Wells neste trabalho foi tanto que muitos chefs, cozinheiros, padeiros e confeiteiros de diversas regiões da França ajudaram não somente com receitas, mas também com dicas e inspirações, sem as quais - a própria autora reconhece - o livro não existiria.
São doze capítulos com toda a exuberância e riqueza da comida francesa, e a autoridade de uma expert. Patricia ensina a preparar alguns dos pratos mais tradicionais, transmitindo o charme dos bistrôs, cada um com a sua marca, decoração e toque especial de sabor.
Para captar as características dos bistrôs, Patricia Wells pesquisou vários bairros de Paris e de outras regiões - a decoração é sempre casual, o ambiente francamente familiar e o cardápio apresenta variações de aroma e combinações - mas o prazer é o mesmo. Mais do que um livro de receitas, "Cozinha de Bistrô" é um livro de culinária, na sua essência e na sua história.









Este livro revela um pouco do talento alquimista da Alice, um dos restaurantes mais elegantes e bem freqüentados de Brasília. Certamente despertará no leitor uma vontade incontrolável de ir ao restaurante, se deliciar coma mistura de temperos, ingredientes, sabores e aromas; admirar os incríveis frutos arredondados do coité, que ilumina o jardim da casa; e curtir a simpatia e delicadeza da cozinha, como ela mesma se define.
O livro tenta revelar, além do tempero da chef Alice Mesquita, as saborosas histórias do local, que tem cara de alma de bistrô.




INDICADOS PELO CHEF:









O acesso cada vez mais fácil ao mercado mundial e a melhoria das condições de produção, criação e importação possibilita às lojas de especialidades e aos supermercados a oferta de uma vasta gama de alimentos deliciosos de todos os cantos do mundo. Não é de admirar que este "boom alimentício" tenha gerado uma certa confusão acerca da origem e das características próprias de cada produto, assim como sobre a sua utilização. Ingredientes foi concebido como reerência essencial para todos os cozinheiros e apreciadores de uma boa refeição. Com mais de 2000 fotografias a cores de produtos de ambos os hemisférios e detalhadas explicações, esta obra é um guia fascinante e abrangente com informações preciosas sobre os segredos dos alimentos.









"Mais de 500 ingredientes originários do mundo inteiro, que vão dos alimentos mais básicos do dia-a-dia sem os quais nenhum cozinheiro pode passar, a ingredientes pouco comuns, que ajudarão a alargar o respectivo repertório culinário. Conselhos de especialistas acerca da utilização dos ingredientes referidos, com contribuições de chefes de cozinha famosos, como Rick Stein, Claudia Roden ou Michel Roux. Ingredientes recentemente disponibilizados e muitos pratos étnicos, assim como ingredientes tradicionais que franquearam o teste do tempo. "












São 60 prestigiados Chefes de Cozinha de 40 paises que nos levam a uma viagem ao redor do mundo com seus sabores gastronomicos desde os Estados Unidos passando por Escandinavia e todo o velho continente, vai até a Africa, Asia e America do Sul...inclusive Brasil.









O que é uma sobremesa? É uma pergunta que suscita muitas expectativas. Se quer encantar os seus amigos, ou receber as expressões de admiração dos seus familiares ou simplesmente adora criar doces para seu proveito próprio, "O Livro Essencial das Sobremesas" merece lugar na sua cozinha. Algumas sobremesas podem ser confeccionados em minutos, outras necessitam de umas horas de arrefecimento (uma tortura, mas vale a pena pelos resultados), e algumas são verdadeiras obras de arte, com chocolate derretido, natas e a necessidade de um dia de apaixonante empenho.









Os molhos sempre tiveram papel importante na culinária. Eles complementam e dão um toque especial em muitos pratos. Criativo e variado, este livro inclui grande variedade de molhos light e gordurosos, simples e complexos, doces e salgados – que combinam com todos os tipos de pratos.