Pesquisar este blog

8.07.2014

Escargots à La Bourguignonne




Escargots à La Bourguignonne

Ingredientes

4 pessoas

Roux
50 g de manteiga
50 g de farinha de trigo

Molho bordelaise
1/2 garrafa de vinho tinto
1/2 cebola
3 folhas de sálvia
2 folhas de louro
1 maço pequeno de manjericão
1 ramo de alecrim
1 xicara de caldo de carne
Sal e pimenta-do-reino


Manteiga de escargot
1/2 cebola média picada
100 ml de vinho tinto
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de alho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino

Escargots
24 unidades de escargots pré-cozidos
24 "conchas" de escargot
salsinha picada para decorar




Preparo

Roux: aqueça a manteiga em fogo médio e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo até que esteja bem incorporada. Reserve.

Molho bordelaise: numa panela, coloque todos os ingredientes do molho, menos o caldo de carne, e leve para ferver em fogo alto. Diminua o fogo e deixe reduzir à metade, por cerca de 30 minutos. Retire os temperos e acrescente o caldo de carne. Leve ao fogo e reduza novamente à metade. Corrija o sal e a pimenta, ;unte o roux e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.

Manteiga de escargot: numa panela, junte a cebola e o vinho tinto e leve ao fogo médio para cozinhar, até que todo o vinho seja absorvido pela cebola. Deixe esfriar. Misture delicadamente a manteiga com o alho, a salsinha e a cebola já fria e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem: coloque 1 escargot em cada concha e feche toda a abertura com a manteiga preparada. Disponha em travessas refratárias individuais (6 unidades por pessoa), cubra com mais 1 colher de sopa da manteiga preparada e leve ao forno preaquecido bem quente (250ºC), até a manteiga derreter bem. Retire do forno, acrescente 1 colher (sopa) de molho bordelaise sobre cada concha, espalhe salsinha picada por cima e sirva imediatamente, acompanhados de torradas.

Nenhum comentário: