Pesquisar este blog

4.25.2014

Paris....seu charme e seu glamour....o Macaron, Creme Brulee e Vatel.....

Bom amigos e amigas, falar de Paris é como descrever algo indescritivel.....pois Paris é fascinante sempre que podemos estar por la, resumo Paris em uma cidade cenografica porem real.....pois cada pedaço de Paris lhe tras uma historia um glamour um ar ou um suspiro. Vou postar algumas fotos de Paris e comentar sobre os lugares e indicar restaurantes para que pretende ir a Paris.




Umas das paradas obrigatoria pra mim pelo menos foi conhecer o Chateau du Chantilly ou Castelo de Chantilly que fica na cidade de Chantilly a 43km de Paris, sugestão vá de trem, pois o trajeto vale a pena. A intenção de ir a Chantilly foi especificamente para conhecer a cozinha de Vatel um dos mais tradicionais chefes franceses da epoca de Luiz XIV.
François Vatel, foi um célebre cozinheiro e maître d'hôtel francês, a quem foi atribuída a invenção do creme de chantilly. Por isso a importancia para mim de irmos a Chantilly.
A caminhada da estação de trem ao Castelo é de em torno de quase 50 minutos, pois vai a dica, vale a pena, voce anda por um bosque maravilhoso daqueles dignos de contos de historias.


Na entrada do restaurante onde era a cozinha de Vatel.


Ainda eles mantem a cozinha original da epoca.


O bosque do qual eu falei, é uma grande caminhada mais vale a pena.


Panelas da epoca.


Um dos utensilios famosos para a confecção do famoso creme de Chantilly.


Ao lado do Chateau du Chantilly.


A caminho ainda para o castelo de Chantilly.

É um passeio que recomendo para quem é amante da historia e da arte da gastronomia, se paga para entrar no castelo mais vale cada centavo pois depois do Louvree o Castelo de Chantilly é o mais importante museu da França.

No caminho de volta a Paris fomos diretamente para a Tour Eiffel, cartão postal de Paris, ficamos no jardim de frente a torre esperando o que todos estavam esperando, acender a torre com toda sua iluminação. Durante a espera muitas pessoas do mundo inteiro fazem seu picnic tradicional frances com direito a baguete e vinho, outros com champgne, varias pessoas se reunem neste local para comemorar aniversarios, casamentos ou apenas para se divertirem.


A Torre Eiffel iluminada, na verdade tinha acabado de acender é uma visão fantastica.


Minha esposa a vontade curtindo o visual.


Esta foi para guardar.

No dia seguinte partimos logo cedo para os tradicionais passeios, Champs Elysees, Arco do Triunfo e a subida na torre.
Logo cedo paramos em um dos tradicionais Cafe de Paris para um cafe da manha, com direito a Croissant, Creme Brulee e Macarons, claro un Jus D´orange.


Nosso Cafe da manha em plena Champs Elysee.


Creme Brulee e Macarons, nada mais original.


Muito bom, é dificil falar sobre Croissant em Paris..rsrs


O creme brulee é inconfundivel, é o melhor do mundo realmente.




Macarons, qualquer lugar que voce comer sempre vai estar maravilhoso.

E pra fechar esta primeira etapa da viagem não poderiamos de deixar de passar a receita de Creme Brulee e dos Macarons....







MACARONS

Ingredientes:

125g de açucar impalpavel
125g de farinha de amendoa
Uma pitada de sal
150g de açucar refinado
100g de clara

Modo de Preparo:

Passe o açucar impalpavel, a farinha de amendoa e o sal pelo processador, peneire e reserve.
Misture o açucar refinado com a clara em uma panela e leve ao fogo baixo até a mistura ficar morna.
Obs.: Não deixe a mistura ferver, a temperatura máxima deve ser de 65C.
Retire do fogo e transfira o conteudo da panela para a batedeira, Bata em velocidade alta até a mistura esfriar, formando um merengue.
Retire o merengue da batedeira e incorpore a mistura peneirada, mexendo delicadamente com uma espatula de silicone até obter uma massa homogenea.

SABORIZANDO A MASSA DO MACARON

Depois que a massa estiver pronta acrescente 20g de cacau em pó peneirado.
Misture bem com uma colher ou uma espatula de silicone.

COMO ASSAR OS MACARONS

Preaqueça o forno a 150C, coloque o silpat sobre uma assadeira retangular virada ou forre uma assadeira com papel manteiga. Coloque a massa natural, saborizada ou tingida na manga de confeitar com bico perle pequeno ou grande. Sobre o silpat aperte a manga de confeitar até obter um circulo do tamanho desejado e gire rapidamente para não formar picos, mantenha uma distancia de 5cm entre os macarons. Faça varios circulos enfileirados, todos do mesmo tamanho 3 a 5 cm de diamentro. Leve ao forno por 10 minutos. Diminua a temperatura do forno para 130C e deixe por mais 10 minutos ou até que a massa esteja assada. Retire do forno e deixe esfriar. Com uma espatula retire os macarons da assadeira e recheie-os.

COMO RECHEAR OS MACARONS

Coloque o creme ou geleia na manga de confeitar com o bico perle e aplique no centro do macaron assado. Coloque outro macaron por cima, como se fosse um biscoito recheado.

CREME BRULEE

ingredientes:

03 gemas de ovos
40g de açucar
15g de mel
225ml de creme de leite fresco
açafrão em pó QB
açucar de confeiteiro para flambar QB

Preparo:

Bata as gemas com o açucar até ficarem esbranquiçadas, aqueça o creme de leite em uma panela acrescente o mel e o açafrão, fora do fogo acrescente o creme de gemas ao creme de leite leve ao fogo baixo e cozinhe mexendo sem parar até ganhar consistencia nape firme. Em um recipiente de serviço que vá ao forno derrame o creme e leve ao forno pre aquecido a 160C em banho maria, até estar cozido porem cremoso. Logo após resfrie e na hora de servir polvilhe com açucar de confeiteiro e flambe com o maçarico até o açucar caramelizar.









Ausência do blog e a volta das postagens.....

Bom dia amigos e amigas e fãs do Blog Alquimia da Cozinha.....peço desculpas pela ausência neste período pois não estava com tempo se quer de postar. Com o tempo dividido entre aulas e a Hamburgueria Melts fiquei um pouco afastado e sem poder escrever e postar dicas, receitas e curiosidades. Agora com um tempo sobrando volto com mais dicas e receitas. E a partir de hoje tambem falarei sobre minha viagem a Europa e trazendo novidades e fotos de lá.....mais uma vez peço minhas desculpas por estar sem tempo e aos cometários de muitos amigos e amigas aos poucos vou retornando a todos...